Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba organiza cine debates sobre América Latina e Palestina
O Comitê de Solidariedade a Cuba e às Causas Justas organiza duas mostras gratuitas de filmes sobre a América Latina. A primeira, chamada de Uma América Latina Bem Diferente, se inicia neste sábado (30), das 15h às 18h, no Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho, mais conhecido como Castelinho do Flamengo. Na data serão exibidos dois curta-metragens.
O primeiro é Direitos em Revolução, com relatos pessoais do cotidiano em Cuba para falar sobre direitos humanos na Ilha. O segundo é chamado Bloqueio, documentário didático sobre os mais de 60 anos de bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos ao país. Após as exibições haverá um debate para tirar dúvidas dos presentes sobre as consequências do bloqueio.
Ao Brasil de Fato, a coordenadora do comitê, Carmen Diniz explica que a escolha dos filmes é um trabalho de formiguinha feito pelo Comitê para se contrapor ao discurso hegemônico sobre Cuba, que ignora as barreiras econômicas impostas e denuncia desrespeito aos direitos humanos.
A mostra retorna no dia 27 de setembro para falar sobre o projeto de alfabetização “Sim, eu Posso” desenvolvido em Cuba e trazido ao Brasil pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O documentário Minha primeira tarefa relata a campanha de alfabetização iniciada em 1961 com mais de 100 mil jovens voluntários.
Programação no Centro Cultural da Justiça Federal
A outra série de exibições é a Imagens da Resistência, Vozes do Caribe, desta vez no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), na Cinelândia, acontece entre os dias 3 a 6 de setembro, sempre às 17h. A programação reúne filmes de Cuba, Venezuela e Palestina, incluindo inéditos.
No primeiro dia, a exibição do documentário Bloqueio retorna e na sequência será exibido outro curta: Venezuela, a obscura causa. O debate terá participação de Carmen Diniz e da artista venezuelana Zobeida Milagros Yanes Ortiz.
No dia 4, a programação inclui o filme inédito A Raíz das Oliveiras, que traz o relato de cinco palestinos que moram em Cuba. Em seguida é a vez do curta Valeu, Cuba! – Homenagem ao Mais Médicos. No debate estará presente o jornalista palestino-brasileiro e secretário de comunicação da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal).
No dia 5, serão exibidos os filmes Direitos em Revolução e Minha Primeira Tarefa, também presentes na mostra do Castelinho. Mas neste dia o debate contará com a presença de Maria Cristina Vargas, coordenadora nacional do MST e integrante do setor de Educação do movimento.
A mostra encerra com a exibição de outro filme inédito: Culpados. Nele, a jovem diretora Yaimi Ravelo apresenta depoimentos da população cubana em meio a análises políticas de juristas sobre o bloqueio econômico. Neste dia, o convidado para o debate é o professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) Jesús Domech Moré, cubano e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Serviço
Uma América Latina Bem Diferente
Quando: 30 de agosto e 27 de setembro
Horário: 15h às 18h
Local: Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho / Castelinho do Flamengo
Endereço: Praia do Flamengo, 158
Imagens da Resistência, Vozes do Caribe
Quando: 3 a 6 de setembro
Horário: 17h às 20h
Local: Centro Cultural da Justiça Federal (CCFJ)
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro
Valor: Gratuito
O post Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba organiza cine debates sobre América Latina e Palestina apareceu primeiro em Brasil de Fato.
Publicação de: Brasil de Fato – Blog