Brasil fora do Mapa da Fome, Programa Acredita e avanços do Bolsa Família no ‘Bom Dia, Ministro’

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, é o convidado do Bom Dia, Ministro desta quinta-feira, 7 de agosto. Durante a entrevista com rádios e portais de várias regiões do país, o ministro vai detalhar a saída do Brasil do Mapa da Fome, o fortalecimento do Programa Acredita como estímulo ao empreendedorismo e ao acesso ao emprego, e a marca de 1 milhão de famílias que deixaram o Bolsa Família após melhorarem de vida.

MAPA DA FOME – Durante a entrevista, Dias vai detalhar o anúncio feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 28 de julho, em Adis Abeba, na Etiópia. O resultado, baseado na média trienal 2022/2023/2024, coloca o Brasil abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou sem acesso suficiente à alimentação. A conquista foi alcançada em apenas dois anos, revertendo um cenário crítico registrado em 2022.


Acompanhe, ao vivo

PROGRAMA ACREDITA – O ministro falará também sobre o Programa Acredita no Primeiro Passo, criado para apoiar famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico. A iniciativa oferece cursos de capacitação profissional, apoio na busca por emprego e incentivos ao empreendedorismo, como microcrédito com juros reduzidos e orientação especializada. O programa dá atenção especial a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas.

BOLSA FAMÍLIA – Os avanços do Bolsa Família e os resultados na geração de emprego e renda também estarão no rol de assuntos abordados pelo ministro durante o programa. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que, das 1,7 milhão de vagas com carteira assinada criadas no Brasil em 2024, 98,8% foram preenchidas por pessoas cadastradas no CadÚnico, sendo que 75,5% eram beneficiários do Bolsa Família. Em agosto, 958 mil famílias deixaram de receber o benefício, e a maioria (536 mil) cumpriu 24 meses na Regra de Proteção, por terem alcançado renda mensal entre R$ 218 e meio salário mínimo por pessoa.

AO VIVO – O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h, em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de A Voz do Brasil.

PARTICIPE – Emissoras e jornalistas interessados em participar do Bom Dia, Ministro podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Agência Gov, site parceiro do Blog do Esmael

Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp

Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal do WhatsApp

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *