Bolsonaro rifa Tarcísio e aposta na família no ato do dia 29 na Avenida Paulista

Jair Bolsonaro (PL) deu mais um sinal claro de que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não faz parte de seus planos para 2026.

Em vídeo divulgado nas redes bolsonaristas no fim de semana, o ex-presidente convoca a manifestação marcada para o próximo domingo (29), na Avenida Paulista, mas omite deliberadamente qualquer menção a Tarcísio, anfitrião natural do ato em São Paulo.

Em vez disso, o material publicitário de um minuto e meio exalta figuras da própria família Bolsonaro, especialmente a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que aparecem com destaque na peça.

A ausência de Tarcísio no vídeo não passou despercebida nos bastidores do poder. Aliados do governador paulista interpretam o gesto como uma “rifa pública”, em meio à disputa interna do bolsonarismo sobre quem será o nome da direita para enfrentar Lula (PT) em 2026.

Michelle Bolsonaro desponta como plano B

Michelle e Bolsonaro se beijam na Avenida Paulista. Foto: reprodução/YT
Bolsonaro lançou campanha pela anistia na Avenida Paulista. Foto: reprodução/YT

Segundo a Paraná Pesquisas, Michelle Bolsonaro é hoje o nome mais competitivo do campo bolsonarista. Nos cenários sem Jair Bolsonaro — inelegível até 2030 —, ela aparece tecnicamente empatada com Lula.

O levantamento divulgado nesta terça (24) mostra Lula com 33,5% das intenções de voto contra 30,2% da ex-primeira-dama. Tarcísio, por sua vez, fica mais distante: tem 24,3% frente aos 34% do atual presidente.

O próprio vídeo reforça essa leitura. Além de ignorar Tarcísio, o material utiliza uma trilha musical sentimental, com versos que evocam o retorno de Bolsonaro e o sofrimento do povo brasileiro com a alta dos preços e a crise econômica.

Trecho da música do vídeo:
“Volta, Bolsonaro. Vem fazer valer a nossa bandeira. Fazer sorrir de novo, a nação inteira. Vamos dar as mãos. Volta, capitão.”

Na sequência, o vídeo menciona o empobrecimento da população e os preços altos no supermercado, responsabilizando o atual governo e reforçando o discurso de nostalgia bolsonarista.

Bastidores: tensão cresce entre Bolsonaro e Tarcísio

Malafaia questiona posicionamentos de Bolsonaro em Curitiba e SP. Foto: RRSS
Malafaia questionou posicionamentos de Bolsonaro em Curitiba e SP nas eleições de 2024. Foto: RRSS

A relação entre Bolsonaro e Tarcísio, que já vinha estremecida, sofreu novo abalo com o gesto desta semana. Apesar de ser o governador do estado onde ocorrerá o ato do dia 29, Tarcísio sequer foi consultado ou mencionado na convocação oficial.

Nos bastidores, aliados do Republicanos admitem que a situação incomoda. Tarcísio tenta manter distância de pautas mais radicais do bolsonarismo para viabilizar alianças de centro, especialmente com o MDB. Mas o veto velado de Bolsonaro pode inviabilizar essa estratégia e isolá-lo na disputa nacional.

A omissão no vídeo alimenta a tese de que Bolsonaro prepara o terreno para lançar um “herdeiro” familiar em 2026 — com Michelle despontando como favorita — visando manter sua base mobilizada e influenciar o processo eleitoral.

Bolsonaro, inelegível até 2030, trabalha com a hipótese de prisão na ação penal da tentativa de golpe de Estado. Ele é réu no Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também:

Bolsonaro é mais família

O vídeo de convocação para o ato do dia 29 expõe as fraturas dentro do bolsonarismo e o desgaste da relação entre Bolsonaro e Tarcísio. A aposta na família e o esvaziamento político do governador paulista apontam para um cenário cada vez mais fragmentado na direita.

Em um ambiente hostil, onde Bolsonaro o veta publicamente, a tendência é que Tarcísio dispute a reeleição ao governo de São Paulo no ano que vem e adie o sonho presidencial para 2030, quando Lula não poderá concorrer à Presidência, caso eleito para o cargo mandato. Essa, aliás, tem sido a orientação frequente de Gilberto Kassab, chefe nacional do PSD e principal conselheiro político de Tarcísio.

Cabe ao eleitor ficar atento aos movimentos nos bastidores e às reais intenções por trás das imagens e discursos públicos.

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *