Assembleia recebe a Caravana da Cidadania do projeto Geração Atitude 2025 e premia vencedores
Assembleia Legislativa recebeu caravana de estudantes do Geração Atitude 2025.
Créditos: Orlando Kissner/Alep
A Assembleia Legislativa do Paraná, por meio da Escola do Legislativo, recebeu nesta terça-feira (4), a visita da Caravana da Cidadania do projeto Geração Atitude de 2025. Um grupo formado por estudantes e professores foi recepcionado no Plenário da Casa. O diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, deu as boas-vindas aos visitantes e parabenizou o empenho de todos na execução do projeto.
A aluna Natália Cristina Campos de Jesus, do colégio estadual José Guimarães, de Cianorte, falou sobre a caravana: “A visita está sendo ótima. Nunca tinha vindo à Curitiba. É uma experiência única.” O projeto da estudante propunha a realização de atividades que proporcionassem maior inclusão social e cultural dos alunos estrangeiros nos colégios estaduais. Continuando a visita guiada pela Assembleia, os alunos conheceram a exposição “Poty retrata o Paraná”, no Salão Nobre. Depois, passando pelo Espaço Cultural, seguiram para o hall de entrada do prédio administrativo da Assembleia, onde puderam conhecer a galeria de fotos dos ex-dirigentes do Poder Legislativo estadual.
A programação da manhã foi encerrada com a visita à Câmara Municipal de Curitiba. Lá, a comitiva foi recepcionada pelos vereadores que participavam da sessão plenária do Legislativo municipal, recebendo as boas-vindas do presidente da Casa, vereador Tico Kuzma. Em seguida, os alunos da Caravana da Cidadania participaram do Jogo da Eleição, uma parceria entre os legislativos estadual e municipal, cuja iniciativa é do Instituto Mais Cidadania. O jogo tem o objetivo de conscientizar os participantes, de forma lúdica, sobre o processo eleitoral.
A gestora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba, Débora Reis Leal de Lima, comentou a parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia: “Ficamos muito felizes com o convite para participar das atividades da caravana. Nós queremos estreitar o relacionamento com a Escola da Assembleia, já que temos muito o que trocar. O projeto do jogo agrega demais. Hoje foi a primeira vez que aplicamos para estudantes mais velhos. É um instrumento pedagógico, porque as pessoas conseguem assimilar melhor as regras eleitorais se divertindo, porque a política geralmente é um assunto maçante, e quando a gente coloca eles nesse ambiente mais lúdico é muito mais divertido.”
Vencedores
À tarde, os visitantes retornaram à Assembleia Legislativa do Paraná para participar da sessão plenária e conhecer os projetos vencedores do Geração Atitude 2025. Anunciados pelo presidente da Casa, deputado estadual Alexandre Curi (PSD), os vencedores foram:
1º LUGAR- Rita De Cassia Lesnhak.
Professores: Juliana Pessi Mayorca.
Cidade: União da Vitória.
2º LUGAR: Maiara Cristo Ribeiro
Professor: Veronice Divino.
Cidade: Roncador.
3º LUGAR: Leticia Pereira De Salles.
Professor: Zalem Suelen De Andrade Barbosa.
Cidade: Loanda.
A professora Juliana Pessi Mayorca do colégio estadual Padre Giuseppe Bugatti, do município União Da Vitória, falou sobre o projeto vencedor do Geração Atitude 2025, desenvolvido com a aluna Rita De Cassia Lesnhak. “Esse é o nosso primeiro ano no Geração Atitude. O nosso projeto chama-se Orienta Paraná. A ideia é preparar os estudantes para o mercado de trabalho, para suas carreiras profissionais. O objetivo é fazer oficinas e palestras, e levar profissionais para conversar e orientar os estudantes: como eles podem chegar naquela profissão, que cursos eles podem fazer, etc. Eu achei muito interessante realizar o projeto, e ainda mais a possibilidade de implementá-lo.”
A aluna Maiara Cristo Ribeiro do colégio estadual General Carneiro, do município Roncador, cujo projeto ficou em segundo lugar, comentou a experiência: “Foi uma emoção muito grande. Foi incrível ver como a democracia acontece no Paraná. O meu projeto é sobre compostagem. Eu percebia que os resíduos orgânicos eram descartados nos aterros, então, a minha proposta é reutilizar esse material, tanto em hortas quanto em ambientes verdes. O adubo que é produzido na compostagem pode ser reutilizado, então promove educação ambiental e diminui os gases do efeito estufa.”
A professora Veronice Divino, que já foi premiada em outras edições, e orientou o projeto que ficou em segundo lugar, falou sobre a importância da iniciativa: “Incentiva o aluno a fazer seu papel de cidadania. Ele aprende como funciona um projeto de lei, porque a maioria não sabe na prática, e pensar, enquanto sociedade, o que pode ser mudado para que o seu município ou estado melhorem. É um projeto muito importante. Estou muito feliz de estar participando novamente.”
O projeto classificado em terceiro lugar tinha a política como temática. A professora Zalem Suelen De Andrade Barbosa do colégio estadual cívico militar Presidente Afonso Camargo, do município de Loanda, explicou: “É uma iniciativa interessante, porque busca incentivar os jovens a conhecer melhor os seus direitos e deveres como cidadãos, promovendo assim a participação social, o protagonismo juvenil, e o interesse deles pela política.” A estudante Letícia Pereira de Salles comentou: “A ideia principal do meu projeto é que os estudantes entendam a importância da política. Os jovens querem atividades interativas, e projetos como esse podem despertar interesses e expandir ideias.”
Os alunos encerraram o dia de atividades visitando o Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo estadual. Amanhã, a caravana da cidadania continua, com visita ao Tribunal de Justiça do Paraná e ao Museu Oscar Niemeyer.
ALEP Notícias é site parceiro do Blog do Esmael

Redação do Blog do Esmael.
Publicação de: Blog do Esmael
