Após megaoperação, Lewandowski defende aprovação da PEC da Segurança
Os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Fazenda, Fernando Haddad, ao lado do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e da subsecretária de fiscalização da Receita Federal, Andrea Costa Chaves, concedem coletiva de imprensa para detalhar as duas operações da Polícia Federal (PF) – Quasar e Tank – deflagradas nesta quinta-feira (28/8) para combater a atuação do crime organizado no setor de combustíveis.
Na ocasião, Lewandowski defendeu a tramitação rápida da PEC da Segurança.
Siga:
A PF, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou nesta quinta-feira (28/8) duas operações simultâneas contra esquemas de lavagem de dinheiro ligados à cadeia produtiva de combustíveis.
Batizadas de Quasar e Tank, as ações ocorreram em três estados e miram grupos distintos, mas com um ponto em comum: a infiltração do crime organizado em negócios de alto valor.
“Hoje nós deflagramos, com certeza, uma das maiores operações da história contra o crime organizado, sobretudo em sua atuação no mercado legal — ou seja, atacando neste momento o setor de combustíveis, a apropriação das organizações criminosas em parte desse setor e a sua ligação com o setor financeiro no que diz respeito à lavagem de dinheiro”, disse o ministro.
Leia também
-
Mirelle Pinheiro
PF desmonta esquema de R$ 23 bilhões em combustíveis adulterados
“Eu diria, com toda certeza, que é uma das maiores operações da história brasileira. E ousaria dizer também que é uma das maiores operações em termos mundiais, graças ao entrosamento da Polícia Federal, dos órgãos fazendários, da Receita Federal, com a colaboração também de outros órgãos, como o Ministério Público e diversos estados, aos quais agradecemos”, completou.
PEC da Segurança
Lewandowski ainda destacou a PEC da Segurança que tramita no Congresso Nacional: “A proposta do governo é justamente esta: que todas as forças de segurança do país se entrosem, trabalhem num único sentido, que as inteligências sejam compartilhadas e as operações coordenadas. Isto conseguimos graças a um esforço de cooperação entre todas essas agências, mas precisamos institucionalizar esse modelo. A PEC da Segurança, que esperamos ver aprovada em breve, trará essa realidade para o cotidiano”.
A Operação Quasar desmonta uma rede acusada de usar fundos de investimento e empresas interligadas para lavar dinheiro de facções criminosas. Segundo a investigação, os suspeitos criaram uma teia de sociedades e transações simuladas para ocultar patrimônio ilícito.
Já a Operação Tank teve como alvo um grupo que, desde 2019, teria movimentado R$ 23 bilhões em fraudes. A rede, considerada uma das maiores já identificadas no Paraná, contava com centenas de empresas de fachada, incluindo postos, distribuidoras, holdings e instituições de pagamento.
brasil/lewandowski-e-haddad-detalham-operacao-contra-combustiveis-adulterados”>Metrópoles, site parceiro do Blog do Esmael
Metrópoles é um site de notícias de Brasília, parceiro do Blog do Esmael.
Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp
Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.
Publicação de: Blog do Esmael