Adobe Animate será encerrado no próximo mês

A Adobe está desligando o Adobe Animate. Em FAQ postado no site da Adobe, a empresa afirma que deixará de vender o software de animação no dia 1º de março, citando o surgimento de novas plataformas “que melhor atendem às necessidades dos usuários”.

Os usuários têm até 1º de março de 2027 (ou 1º de março de 2029 para clientes corporativos) para acessar e baixar arquivos do Animate, pois eles não estarão mais disponíveis após esse período. O aplicativo estará disponível para download até esses prazos e a Adobe continuará fornecendo suporte durante esse período.

A história do Adobe Animate remonta a 1996, quando a FutureWave Software lançou o aplicativo gráfico vetorial, originalmente chamado de FutureSplash Animator, como uma ferramenta para criar animações baseadas em vetores. Embora a Macromedia tenha adquirido a ferramenta no final daquele ano e a renomeado como Flash, a Adobe comprou a empresa em 2005 e começou a chamar o aplicativo de Adobe Flash Professional. A Adobe anunciou planos de mudar a marca do aplicativo para Adobe Animate em 2015, quando a web começou a eliminar o Flash.

Embora a Adobe diga que os clientes do Creative Cloud Pro podem usar outros aplicativos para “substituir partes da funcionalidade do Animate”, como Adobe After Effects ou Adobe Express, muitos usuários que ainda usam o Animate estão frustrados com seu encerramento iminente. Os criadores da curta série animada, Chikn Nuggit, escreveram em um post no X que ainda usam o Adobe Animate para fazer o show. “Esta decisão não só prejudicaria inúmeros empregos na indústria, mas transformaria muitas criações passadas em mídia perdida”, diz o post. David Firth, o criador do Salada Dedostambém diz que ainda usa o aplicativo para fazer a série grotesca.

Megacharlie, artista técnico da Jackbox Games, acrescenta que o aplicativo “é usado em muitas produções de desenhos animados televisivos de alto orçamento, estúdios de cinema e animação, estúdios de jogos grandes e pequenos, sem mencionar os milhares de criadores independentes que ainda o utilizam diariamente”.

The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

É uma publicação focada em tecnologia e seu impacto cultural.

É uma publicação focada em tecnologia e seu impacto cultural.

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *