Threads quer ser o aplicativo que você mal pode esperar para abrir pela manhã
Este é um trecho de Sources by Alex Heath, um boletim informativo sobre IA e a indústria de tecnologia, distribuído apenas para assinantes do The Verge uma vez por semana.
Por todas as medidas, o aplicativo Threads da Meta teve um ano muito bom. O aplicativo foi o segundo aplicativo iOS mais baixado do ano pela Apple, atrás apenas do ChatGPT. Threads agora tem 400 milhões de usuários ativos mensais e 150 milhões diários.
“Existem consumidores famintos para consumir o conteúdo.”
Esse crescimento ainda vem principalmente de outras plataformas da Meta. “Trabalhamos muito no Instagram e no Facebook para mostrar o que está acontecendo no Threads”, disse-me Connor Hayes, chefe do Threads, esta semana. O manual: exiba conteúdo personalizado do Threads em seus feeds do Instagram e do Facebook, faça com que você baixe o aplicativo e, em seguida, evite a necessidade desses empurrões para verificá-lo de forma consistente. “Trabalhamos muito para que as pessoas deixem de depender dessas promoções e acordem de manhã e só queiram abrir o aplicativo”, explicou Hayes.
Hayes, que ajudou a lançar o Threads inicialmente e foi nomeado seu chefe em setembro, tem se concentrado em esclarecer a identidade da plataforma. Em nossa conversa, ele disse que o objetivo do Threads é ser “o lugar na internet para falar sobre o que está acontecendo no mundo”. Na prática, isso significa ir verticalmente por vertical – esportes, entretenimento, notícias – e orientar tanto os criadores quanto os consumidores a usarem mais o aplicativo.
Quando se trata de concorrentes, Hayes está focado em mais do que apenas X. “O Reddit tem uma tonelada de atividades análogas ao que aconteceu no Twitter nos primeiros dias”, disse ele. “O Discord tem várias comunidades no estilo de bate-papo em grandes grupos.” Ele reconheceu o Twitter, agora X, como “o aplicativo pioneiro no formato principal”, mas deixou claro que a batalha pela conversação em tempo real está lotada.
Um canal de tráfego para criadores
Não há monetização direta para criadores no Threads no momento. Hayes está lançando algo diferente: Threads como um canal de tráfego para outras plataformas onde os criadores são realmente pagos.
O exemplo mais claro são os podcasts. Threads lançou recentemente um recurso que renderiza links de programas e episódios de plataformas como o Spotify e permite aos usuários fixá-los em seus perfis. Hayes disse que Threads também está aberto a outras parcerias com plataformas como Substack e Patreon. Mas não há planos para permitir que os criadores paguem conteúdo diretamente no Threads ou compartilhem a receita de anúncios como o YouTube.
Os anúncios estão chegando, mas lentamente
Enquanto isso, Threads está testando anúncios em quatro países, incluindo os EUA, mas a carga é deliberadamente leve, disse-me Hayes. “Estamos aumentando a carga de anúncios de forma constante ao longo do próximo ano”, disse ele, “mas só faremos isso quando sentirmos que há valor suficiente no lado do consumidor do aplicativo para justificar isso”.
Controlando o algoritmo
Threads está testando um novo recurso chamado “Dear Algo” em vários países. Os usuários podem pedir para ver mais ou menos de um tópico, compartilhar seu prompt de algoritmo para que outros usem ou remixar e ter seu feed personalizado ajustado ao prompt por três dias. “Depois de uma perda dolorosa de seu time esportivo, você pode pensar: não me mostre conteúdo da NFL por três dias”, disse Hayes. “Mas você estará pronto no quarto dia para voltar.”
O ponto mais amplo: a compreensão do conteúdo melhorou graças aos LLMs. “Agora não sabemos apenas que algo tem a ver com basquete. Sabemos que estamos nas finais da NBA de 1998 e é esse jogador que está jogando por esse time.” Essa precisão é o que torna possível esse tipo de direção de algoritmo. Hayes ficou surpreso com a especificidade das solicitações iniciais dos usuários, com avisos como “mostre-me mais conteúdo de futebol, mas não Patrick Mahomes”.
O fediverse está em modo de manutenção
Threads ainda oferece suporte à federação com outros aplicativos como o Mastodon, mas Hayes deixou claro que não é uma prioridade para o roteiro atual. “É algo que apoiamos, é algo que mantemos, mas não é isso que estamos falando que vai ajudar o aplicativo a se desenvolver”, disse ele.
“Como alguém que construiu um zilhão de produtos de consumo, é realmente difícil manter essas plataformas e produtos divergentes consistentes no mesmo protocolo ao longo do tempo”, explicou ele. “Sempre haverá compensações nas quais essas empresas estão pensando sobre quanta energia eu quero investir na compatibilidade com este ecossistema em vez de iterar nisso que estou construindo e ver o que é valioso.”
Priorizando a atualidade, mas não as notícias
Os tópicos costumavam ser ridicularizados pela forma como apresentavam conteúdo antigo. Agora, o app prioriza a recomendação de conteúdo das últimas 24 horas, segundo Hayes. “Se algo tiver quatro ou cinco dias, mesmo que seja realmente bom, provavelmente não mostraremos isso.”
Ao contrário de X, Hayes disse que Threads não está fazendo esforços para atrair mais jornalistas e editores para o aplicativo. “Nós apenas olhamos para isso como qualquer outra vertical, ou seja, existem certos criadores que são realmente bons nisso e sabem muito sobre isso. Existem consumidores que estão famintos para consumir o conteúdo.” Ele disse que Threads não está rebaixando as notícias, mas “não é um dos setores verticais em foco no momento”.
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Publicação de: Blog do Esmael
