Você precisa assistir a obra-prima do terror moderno, His House
Pode-se argumentar que “o verdadeiro monstro é o trauma” se tornou um tropo usado demais no terror moderno. Hereditário, O Babadooke, muito menos eficazmente, Sorrisosão apenas alguns exemplos de destaque. Mas, se você me perguntar, poucos filmes implantaram esse tropo de forma tão eficaz quanto o filme de 2020 Sua casa.
O filme acompanha Bol e Rial, refugiados do Sudão do Sul, interpretados por Sope Dirisu e Wunmi Mosaku. Ambos oferecem performances incríveis que você raramente vê em um filme de gênero como este. Faz parte do que eleva Sua casa acima da tarifa padrão “assombrada pelo trauma”. Mosaku, em particular, mostra o tipo de nuance e presença na tela que em um mundo justo garantiria o estrelato.
Mas você não vai a um filme de terror em busca de um tour de forças dramático (isso é apenas um bônus), você vai a ele pelos sustos, e Sua casa entrega. Bol e Rial são colocados em uma casa em ruínas nos arredores de Londres. Há buracos na parede, o papel de parede está descascando e a eletricidade é instável. Ainda assim, é um lar e uma oportunidade de escapar à guerra civil e ao genocídio que assolam a sua terra natal.
Mas o escritor e diretor Remi Weekes não perde muito tempo antes de aumentar a tensão. Há sustos, mas muito do horror em Sua casa vem da sensação claustrofóbica de desconforto. Há algo nas paredes, mas também algo no ar – não apenas dentro das paredes da casa, mas nas ruas do bairro onde foram colocados. Não há rostos amigáveis. Cada interação com seus novos vizinhos está repleta de ameaças.
Mesmo aqueles encarregados de ajudar Bol e Rial, como seu assistente social Mark (interpretado por Matt Smith), mal conseguem mascarar seu desprezo pelos recém-chegados. Bol tenta assimilar, mas as pressões para se ajustar à cultura britânica e a culpa que sente por aqueles que deixou para trás e por aqueles que não sobreviveram à viagem o deixam louco. À medida que o filme avança, flashbacks revelam até que ponto Bol e Rial fizeram para escapar da violência no Sudão do Sul e a natureza do que os assombra.
Sua casa é um dos raros filmes que consegue misturar habilmente o sobrenatural com o terror do mundo real e o drama comovente. Se você gosta de seus sustos com um toque emocional, você pode transmitir Sua casa na Netflix.
The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

É uma publicação focada em tecnologia e seu impacto cultural.
Publicação de: Blog do Esmael
