Jogo de plataforma de agente da Microsoft

Este é um trecho de Sources by Alex Heath, um boletim informativo sobre IA e a indústria de tecnologia, distribuído apenas para assinantes do The Verge uma vez por semana.

Para entender como a Microsoft vê seu papel na corrida pela IA, veja o que foi anunciado na conferência de desenvolvedores GitHub Universe da empresa, na terça-feira, em São Francisco.

O evento marcou um ponto de viragem para um dos ativos mais importantes, mas muitas vezes subanalisados, da Microsoft. O GitHub, usado por mais de 180 milhões de desenvolvedores, quer ser a plataforma central para agentes de codificação de IA. Sua nova interface Agent HQ permite que assistentes de codificação externos, incluindo Codex da OpenAI e Claude Code da Anthropic, se conectem ao ecossistema GitHub.

O momento é adequado. Se o GitHub não for rápido o suficiente, a Microsoft corre o risco de ser deixada para trás por uma onda de ferramentas de codificação de agentes que estão redefinindo rapidamente a aparência do desenvolvimento de software. Ferramentas como o Cursor, que coincidentemente anunciou uma grande atualização esta semana, já estão orquestrando fluxos de trabalho inteiros para desenvolvedores, em vez de simplesmente preencher automaticamente o código. Embora os agentes ainda não estejam causando um impacto significativo em outras indústrias, no desenvolvimento de software a fronteira entre ajudante e colega de trabalho está desaparecendo rapidamente.

“Precisamos ter um ecossistema de braços abertos.”

Jared Palmer, o novo vice-presidente sênior do GitHub, veio da Vercel para a Microsoft apenas 10 dias antes de conversarmos antes da conferência Universe desta semana. “O GitHub está nesta fase de transição interessante”, disse ele. “Ele precisa evoluir para uma plataforma não apenas para as pessoas, mas também para os agentes.”

Palmer disse que o objetivo é manter o GitHub “o lar onde o desenvolvimento acontece”, independentemente das ferramentas de IA escolhidas pelos desenvolvedores. “Precisamos ter um ecossistema de braços abertos”, ele me disse. Além de OpenAI e Anthropic, Google, Cognition e xAI também se comprometeram a trazer seus agentes de codificação para a sede do agente nos próximos meses.

Graças ao papel essencial e de longa data do GitHub no armazenamento de código, ele tem boas chances de se tornar a camada de conexão entre agentes e bases de código. Isso significaria que a Microsoft permaneceria no centro do universo dos desenvolvedores. Caso contrário, os desenvolvedores poderão mover seu trabalho e seus dados para outro lugar ao longo do tempo.

Jay Parikh supervisiona o GitHub como vice-presidente executivo da CoreAI da Microsoft. O antigo CTO do Facebook e membro do conselho da Atlassian ingressou na Microsoft há quase um ano e agora lidera um grupo de cerca de 10.000 pessoas. Sua missão é repensar toda a pilha da Microsoft para a construção de aplicativos de IA: infraestrutura, segurança e as ferramentas que os desenvolvedores usam todos os dias.

“Precisamos agir mais rápido”, disse-me Parikh em uma entrevista esta semana. “Precisamos construir ferramentas melhores, ferramentas diferentes. Precisamos ter esse ecossistema de desenvolvedores, essa escolha e todas as coisas que suportam esta nova forma de construir software.”

“Os humanos começarão a gastar mais tempo nas especificações e no processo criativo e delegarão as calorias reais que gastam às GPUs.”

Ele vê o papel do GitHub como essencial para esse plano, o que explica por que a Microsoft incluiu o GitHub em seu grupo CoreAI em agosto. “Você realmente quer que o GitHub seja aquele lugar, aquela cadeia de ferramentas, aquela comunidade para os desenvolvedores realmente desbloquearem essa inovação”, disse ele. “Os humanos começarão a gastar mais tempo na especificação e no processo criativo e delegarão as calorias reais que gastam às GPUs, aos agentes de codificação que geram o código.”

Como o COO do GitHub, Kyle Daigle, disse para mim: “Um desenvolvedor não deveria ter que construir memória e contexto em cada ferramenta que está usando nesta era da IA. Você deve ser capaz de se conectar ao GitHub e ter esse contexto para determinar como deseja trabalhar, mesmo se estiver usando essa ferramenta fora da plataforma do GitHub.”

Essa aposta está diretamente ligada à parceria de longa data da Microsoft com a OpenAI. No mesmo dia do GitHub Universe, o CEO Satya Nadella apareceu no TBPN para discutir a parceria atualizada da Microsoft com a OpenAI. Ele disse que “o GitHub é onde esses bilhões a dez bilhões aconteceram” – uma referência a como a tração inicial do GitHub Copilot, alimentado pelo Codex da OpenAI, o convenceu a expandir dramaticamente o investimento inicial de US$ 1 bilhão da Microsoft em OpenAI.

O GitHub sempre desempenhou duas funções críticas: é um enorme repositório de código-fonte aberto e um dos maiores centros de colaboração já construídos. Os engenheiros o utilizam não apenas para armazenar e gerenciar seu código, mas também para encontrar empregos e construir uma comunidade. A Microsoft pode ter desencadeado o boom da codificação de IA com o GitHub Copilot original, mas agora ela precisa provar que pode acompanhar o rumo que a indústria está tomando.

Siga tópicos e autores desta história para ver mais como esta no feed da sua página inicial personalizada e para receber atualizações por e-mail.


The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *