Tiktok é apenas mais uma ferramenta da busca de Larry Ellison para administrar o mundo.
Durante a maior parte de sua carreira, Larry Ellison está contente em deixar a Oracle ser a empresa, por trás da empresa, por trás da tecnologia que é manchetes. Seus maiores produtos são produtos de computação em nuvem e banco de dados que vende para clientes corporativos como DHL, Northwell Health e Fanatics. Mas, agora com 80 anos, Ellison começou um segundo ato mudando do Pioneiro do Vale do Silício, para o magnata da mídia.
Comparado a muitas das outras pessoas no topo da lista de bilionários da Forbes, Larry Ellison tende a manter um perfil baixo. Isso não quer dizer que ele não tenha visto seu quinhão de manchetes, especialmente nos últimos anos. Mas ele e sua empresa Oracle não estão sendo arrastados rotineiramente na frente do Congresso para partidas de gritos de alto perfil, ou sendo acusadas de arruinar uma geração inteira de crianças em páginas de artes.
Mas, ao longo de sua carreira, Ellison desenvolveu uma reputação de comportamento cruel e às vezes eticamente duvidoso como chefe da Oracle. A biógrafa Karen Southwick até o chamou de “Genghis Khan, moderno”. O livro dela Todo mundo deve falhar: a verdade não envernizada sobre Oracle e Larry EllisonLançado em 2003, já identificou Ellison como um homem que não parou por não ter poder absoluto sobre sua empresa ou seu setor, eliminando executivos “que ousam enfrentá -lo” e se envolvendo em aquisições hostis de concorrentes. Ele até comprou a maior parte de uma ilha havaiana, onde a população é suspeito exuberante em seu louvor a ele.
Seus empreendimentos no espaço da mídia começaram modestamente o suficiente, apoiando a Annapurna Pictures and Skydance Productions, empresas fundadas por seus filhos Megan e David Ellison, respectivamente. Eventualmente, ambas as empresas se expandiram para se tornarem os principais players nos espaços de televisão e videogame. Mas as coisas aceleraram dramaticamente desde então.
Ele expandiu brevemente seu poder em Annapurna em 2018, quando o estúdio de sua filha se viu enterrado em dívidas. Seu papel nas operações do dia-a-dia não é claro, mas ele liderou uma reorganização da empresa, intermediou um acordo para pagar os US $ 200 milhões em dívidas e mudou como Annapurna financiaria os filmes daqui para frente. Em vez de confiar em empréstimos bancários, o estúdio buscava investidores para projetos caso a caso ou simplesmente seria financiado por Megan Ellison.
Em 2022, Larry Ellison deu a Elon Musk US $ 1 bilhão para ajudar a financiar sua compra do Twitter (agora X). E no ano passado, a mídia de paraquedas se fundiu com a Paramount, criando um conglomerado com alcance quase incomparável. Enquanto o filho de Larry, David, administra a Paramount no papel, é o pai que realmente é dono da empresa. Isso significa que Larry Ellison possui uma participação controladora em uma rede de transmissão (CBS), uma grande plataforma de streaming (Paramount+), vários estúdios de cinema, CBS News e canais de TV paga como Nickelodeon, MTV, Comedy Central e Showtime.
E agora o Oracle provavelmente terá uma grande parte do Tiktok nos EUA. Muitos detalhes do acordo ainda são obscuros, e houve alguns relatórios contraditórios sobre o que será e não permanecerá sob o controle de Bytedance. Mas como Clare Malone diz em um recente nova iorquino Artigo, é improvável que o acordo faça muito para abordar qualquer uma das supostas preocupações de segurança nacional em torno de Tiktok e: “Em vez disso, o impacto mais imediato do acordo seria reforçar um conglomerado de mídia emergente, sob os auspícios da família Ellison, que são assiduamente amigáveis ??a Trump”.
Eu acho que Malone está subindo bastante as coisas ao descrever o império da família como “emergente”. A Paramount Skydance já é um dos maiores conglomerados de mídia do mundo. E um que demonstrou vontade de tomar decisões destinadas a agradar o presidente, como levar um crítico de destaque do governo em Stephen Colbert, fora do ar. Há rumores de que David Ellison esteja em negociações para adquirir Bari Weiss ‘ A imprensa livree “o novo proprietário da CBS News está pesando dando a Sra. Weiss o trabalho do editor em chefe ou co-presidente da rede”, de acordo com o New York Times. Weiss se retrata como uma espécie de provocador centrista, embora o alvo mais frequente de seu antagonismo seja a “grande mídia”, uma folha que se alinha bem com os interesses da Casa Branca.
Parte desse abraço de interesses de direita e oferecer tokens de apaziguamento pode parecer par para o curso manter a Casa Branca fora de suas costas como uma empresa de mídia em 2025. Mas o comportamento de Larry Ellison nos últimos 40 anos mostrou que ele não deixará que coisas como regras, ou mesmo um bom espírito esportivo, fiquem no caminho para que ele tenha o que ele quer. A equipe de iatismo da Oracle foi pega traindo a famosa da America’s Cup e Ellison de 2013 contratou detetives particulares para desenterrar sujeira na Microsoft e Bill Gates durante os problemas de monopólio da empresa em 1999.
Agora, a Paramount está procurando adquirir a Warner Bros. Discovery, que daria à propriedade da família de outro grande estúdio de cinema, outro grande serviço de streaming (HBO Max), CNN e muito mais. Chamar o escopo de uma fusão sem precedentes seria dramaticamente as coisas de baixo.
O que torna esse império familiar tão único é, como o New York Times ressalta que, se ele quiser continuar construindo seu monólito de mídia, o dinheiro não é uma restrição. A riqueza de Larry Ellison flutua em até US $ 100 bilhões por dia-mais do que o PIB de aproximadamente dois terços dos países do mundo, de acordo com o Fundo Monetário Internacional. Embora Ellison não tenha demonstrado muita propensão a administrar uma empresa de mídia até agora, sua riqueza impressionante lhe dá bastante margem de manobra para cometer erros e aprender no trabalho.
Larry Ellison já tinha as mãos em uma quantidade significativa de dados médicos e financeiros americanos através da Oracle. Ele ajudou a construir alguns dos maiores datacenters de IA do mundo. No ano passado, ele acrescentou um grande canal de notícias e um conglomerado de mídia tradicional ao seu portfólio e, a menos que algo inesperado aconteça, ele exercerá uma influência significativa sobre uma das maiores redes de mídia social do mundo. No que parece ser o tempo recorde, Larry Ellison passou de um CEO de tecnologia relativamente discreto, se excessivamente rico e extravagante, para uma das pessoas mais poderosas do mundo. E enquanto sua política parece estar tomando uma inclinação mais conspiratória.
Publicação de: Blog do Esmael