Lula provoca Bolsonaro em caminhada de 95 anos do MEC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou neste domingo (28), em Brasília, de uma caminhada em comemoração aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC). Durante o percurso, ele falou em soberania nacional e fez uma provocação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao afirmar que “nossa atividade não tem motociata, tem caminhada com educadores”.

A celebração, organizada pelo MEC, reuniu cerca de 6 mil pessoas, entre servidores, terceirizados, estagiários e atletas amadores. Os inscritos se dividiram em provas de 3 km, 5 km e 10 km, com maioria feminina, 58% das participantes. Para receber os kits, os competidores doaram cadernos, lápis de cor ou tênis em bom estado, reforçando o caráter social do evento.

Lula vestiu camiseta comemorativa vermelha, shorts claros e boné branco com o slogan “O Brasil é dos brasileiros”. Ao lado da primeira-dama, Janja, e de ministros como Camilo Santana (Educação), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Saúde), o petista completou o percurso de 3 km em 36 minutos, chegando a acelerar os passos em alguns trechos.

Durante o trajeto, fez vídeos para as redes sociais, reforçando que a educação é o caminho para garantir a soberania do Brasil: “Nunca mais ninguém vai dar palpite sobre o nosso país”, disse. A fala veio poucos dias após o aceno do presidente dos EUA, Donald Trump, que tentou amenizar a relação ao dizer ter tido “excelente química” com Lula na ONU, depois de ter aumentado tarifas sobre produtos brasileiros.

AEP-0050-25-WEB-BANNER-CODIGO-DO-CONSUMIDOR-728x90

Bolsonaro, hoje inelegível e condenado a 27 anos de prisão no processo da trama golpista, costumava promover motociatas quando estava no Planalto. Lula resgatou esse contraste para marcar o tom político da caminhada: de um lado, motos e confronto; de outro, passos ao lado de educadores e ministros.

A caminhada encerrou com discurso diante do edifício-sede do MEC, reforçando a importância da educação pública para o futuro nacional. O evento teve ainda fit dance, apresentações musicais e sorteios.

A caminhada em Brasília mostrou que Lula associa saúde, educação e soberania como bandeiras de governo. O gesto político tem peso simbólico: projetar o Brasil como dono do próprio destino, sem submissão a pressões externas ou internas.

Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp

Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal do WhatsApp

Publicação de: Blog do Esmael

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *