Tânia Mandarino: A Venezuela venceu de novo!

Por Tânia Mandarino*, direto de Caracas, Venezuela

No início da madrugada desta segunda-feira, 28 de julho,  a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela confirmou a maior vitória da Revolução Bolivariana em se tratando de eleições municipais no país. Uma conquista inédita.

O resultado traça os novos contornos do processo político do país no futuro próximo, segundo Jorge Rodriguez, que falou ao vivo no CNE: “Nasce um novo país político, uma forma nova de relação política da sociedade com o Poder maior”.

Jorge Rodriguez é militante do PSUV, deputado pela cidade de Caracas e presidente da Assembleia Nacional da Venezuela.

A juventude participou de forma massiva nas eleições municipais deste domingo. E a Venezuela aprovou 5.336 projetos na Consulta Popular da Juventude, anunciou o presidente Nicolás Maduro.

Ainda segundo Jorge Rodriguez, “uma explosão de construção e desenvolvimento econômico”, pois se tratam de processos que trarão recursos a serem executados pelas comunas. Projetos desenhados nos Conselhos Comunais e destinados para as pessoas nas comunidades.

À esquerda, o deputado Jorge Rodriguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, concede entrevista aos jornalistas após a votação. À direita, ele celebra com outros membros do PSUV

Dos 335 prefeitos e prefeitas eleitos, 50 são da oposição democrática. Uma maioria inédita.

Essas 285 prefeituras somadas aos 24 governadores eleitos em 25 de maio e ao resultado estrondoso da Consulta Popular da Juventude criam um novo contorno social.

O deputado Jorge Rodriguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, concede entrevista aos jornalistas após a votação

Apoie o VIOMUNDO

O recorde de participação da juventude venezuelana é, sem dúvida, uma resposta aos que sequestraram os 252 jovens venezuelanos e os enviaram para os campos de concentração de Nayib Bukele, em El Salvador.

Todos os 252 jovens sequestrados estão de volta à pátria Venezuela, que, através do voto, deu novamente a devida resposta ao fascismo imperialista.

Mais uma vez, a Venezuela venceu!

Em tempo 1: Observadores internacionais de mais de 50 países participaram do processo, inclusive organizações indígenas estrangeiras.

Em tempo 2: A oposição democrática também participou. Pelo menos duas tendências da oposição se manifestaram nos meios de comunicação. Uma chamava seu eleitorado para conquistar municípios e a outra, que rechaçou as eleições municipais, mas participou das presidenciais.

*Tânia Mandarino é advogada. Foi à Venezuela representando o Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia (CAAD), do qual é integrante.

Publicação de: Viomundo

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *