‘Derrotamos a extrema direita. E agora?’: evento debate os rumos da política em BH depois das eleições

Os vereadores eleitos de Belo Horizonte Dr. Bruno Pedralva (PT), Iza Lourença (Psol) e Luiza Dulci (PT) participam, nesta terça-feira (5), de um debate sobre as perspectivas do campo democrático e popular para o próximo período. 

A atividade, organizada pelo comitê Fora Zema, que reúne movimentos populares e sindicais da capital mineira, tem o objetivo de avaliar o resultado das eleições no município e apontar os próximos passos da luta contra a extrema direita na cidade, após a derrota do candidato bolsonarista Bruno Engler (PL) no segundo turno da disputa pela prefeitura. 

Leia também: Movimentos sociais recebem vitória de Fuad com ‘alívio’ e preveem intensificação das lutas

O debate acontecerá às 19 horas, na sede do Sindibel, que fica na  avenida Afonso Pena, 726, no 18º andar. A participação é gratuita e aberta ao público. Para se inscrever, basta clicar neste link

Conheça os debatedores 

Enquanto Pedralva e Lourença já realizavam o enfrentamento ao bolsonarismo e a defesa das causas populares na Câmara de Vereadores, Luiza está chegando para o seu primeiro mandato. Neste ano, a bancada progressista dobrou de tamanho. 

Leia também: Saúde, cultura e diversidade: conheça as pautas da bancada de esquerda eleita em Belo Horizonte

Dr. Bruno Pedralva

Dr. Bruno Pedralva é médico e teve a sua candidatura construída por movimentos populares, como o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento Brasil Popular, por servidores públicos municipais e pelos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O vereador é formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com residência em medicina da família e comunidade, mestrado em saúde pública e especialização em planejamento urbano e regional. 

Tendo atuado prioritariamente em defesa do SUS, integrou as instâncias de participação popular que tratam da formulação, execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas da área. Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde e diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel).

Em sua atuação parlamentar, buscou a defesa do SUS, dos servidores públicos de Belo Horizonte e o combate à crise climática.

Ele foi responsável por garantir, entre outras coisas, aparelhos de ar-condicionado para todos os centros de saúde de BH e licença-maternidade a partir da alta hospitalar para servidoras mães de filhos prematuros. 

Também atuou na defesa das serras do Curral e do Gandarela contra o avanço da mineração, e na proteção da Mata do Jardim América, ameaçada pela especulação imobiliária. 

Iza Lourença

Nascida em 1993 e tendo crescido na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, Iza se apresenta como “uma mulher jovem, negra, mãe e bissexual, que, contrariando as estatísticas, esta vereadora de BH”. 

Em seu primeiro mandato, ela apresentou 36 projetos e teve 18 leis aprovadas. A vereadora iniciou seu caminho político na graduação em comunicação social na UFMG, onde atuou no Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Em 2019, foi eleita diretora de base do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG).

Iza tem como principais bandeiras os temas: oportunidades para a juventude,  feminismo,  antirracismo,  respeito à diversidade, educação, mobilidade urbana, cultura e combate ao preconceito.

Luiza Dulci 

Fundadora do movimento Bem Viver, que busca a construção de uma Belo Horizonte com mais desenvolvimento ambiental, social e econômico, Luiza Dulci (PT)  é economista e doutora em sociologia pela UFMG.

Ela defende a economia do cuidado e uma política de defesa e de representação das mulheres, dos jovens e da comunidade LGBTI+. Sua principal bandeira é a retomada de políticas de combate à insegurança alimentar. 

Como propostas, ela levanta a questão da ampliação das cozinhas solidárias, a importância da compra de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar e a garantia de um restaurante popular em cada regional de Belo Horizonte. 

Publicação de: Brasil de Fato – Blog

Lunes Senes

Colaborador Convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *