Lula visita sala de monitoramento do Enem e celebra aumento no número de inscrições
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, neste domingo (3), a sala de monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. O primeiro dia do exame ocorre neste domingo, e tem provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.
Acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, Lula tirou dúvidas com os funcionários do Ministério da Educação, celebrou os dados apresentados pelo ministro Camilo Santana (PT), e deixou uma mensagem de esperança aos mais de 4,3 milhões de candidatos inscritos para a prova.
“A educação é um símbolo de independência, de homem e de mulher. Do homem porque ele vai ter uma profissão, vai poder ganhar mais, vai poder cuidar da sua família, vai poder viver mais dignamente. Da mulher porque a profissão, ela significa independência. A mulher não precisa se sujeitar à chatice de ninguém”, declarou.
Também participaram da visita o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e a ministra Nísia Trindade (Saúde), além do presidente do Inep, Manoel Palácios.
Dentre os dados apresentados no Inep, o presidente destacou o aumento significativo de estudantes que terminaram o Ensino Médio e que estão fazendo o exame.
“O Pé-de-Meia está dando frutos, impulsionando os jovens ao ensino superior”, colocou o presidente, referindo-se ao programa do governo voltado à permanência e à conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio ou na educação de jovens e adultos (EJA) de escolas públicas.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, todas as provas foram entregues até às 11h da manhã deste domingo, conforme o horário previsto, e sem ocorrências mais graves.
“Nós tivemos um aumento comparado com 2022 e agora, no segundo ano do governo do presidente Lula, um aumento de aproximadamente 27% a mais de alunos inscritos confirmados para o Enem 2024. Temos todas as faixas etárias, mais de 60% são mulheres, e a grande maioria são jovens”, declarou.
“O Acre tinha metade dos alunos inscritos, esse ano 100% dos alunos do terceiro ano do ensino médio se matricularam. Nos estados do nordeste, 100% em oito estados”, completou Santana.
Publicação de: Brasil de Fato – Blog