Queiroga tira corpo fora de vazamento de dados de médicos
Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta sexta-feira (7) que a pasta não é responsável pelo vazamento de dados de médicos defensores da vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra a covid-19. Ao todo, três profissionais tiveram seus dados pessoais vazados na internet e compartilhados em grupos bolsonaristas.
Questionado sobre o posicionamento da pasta, Queiroga afirmou: “Eu sou ministro da saúde, eu não sou fiscal de dados”.
Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Marco Aurélio Sáfadi, da Sociedade Brasileira de Pediatria, e Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, participaram da audiência pública, realizada na última terça-feira (4), e argumentaram em favor da imunização de crianças e sem a necessidade de apresentar prescrição médica. Desde o vazamento das informações pessoais, os médicos vêm sofrendo ataques e ameaças.
Antes de participarem do evento, os especialistas preencheram declarações de conflito de interesses e indicaram para quais empresas já prestaram serviços. Foi justamente este documento que vazou na íntegra, com os dados do CPF, e-mail e celular dos médicos. A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) afirmou que teve acesso as declarações e as repassou em grupos de WhatsApp.
“Compartilhei em um grupo de zap [Whatsapp] de médicos. Quando me avisaram no Ministério da Saúde que alguém havia postado, pedi imediatamente que quem o fez removesse. Mas o ministério me informou que os documentos iriam para o site. Por isso entendi que eram públicos”, disse a parlamentar.
Questionado sobre o assunto, o ministro da Saúde afirmou não saber como a parlamentar teve acesso aos documentos. “Os conflitos de interesse de qualquer um que participa de discussões relativas a políticas públicas têm que ser declarados e têm que ser publicados. Eu não estava na audiência pública, você tem que questionar a deputada Bia Kicis”, justificou.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
O post Queiroga tira corpo fora de vazamento de dados de médicos apareceu primeiro em Blog da Cidadania.
Publicação de: Blog da Cidadania