Captura de Tela 2016-06-30 a?s 21.04.13

Ivan Valente quer convocar Romero Jucá na CPI do CARF

no Facebook

O deputado Ivan Valente apresentou requerimento solicitando a convocação do senador e ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB/RR), para prestar esclarecimentos na CPI do CARF.

De acordo com relatório da Polícia Federal, produzido pela Operação Zelotes, Jucá alterou conteúdo de uma medida provisória para beneficiar o Grupo Gerdau.

“As denúncias são gravíssimas. É urgente que o senador seja convocado e compareça a esta CPI para prestar esclarecimentos”, ressalta Ivan Valente.

As informações do relatório foram publicadas pelo jornal Folha de São Paulo.

Segundo a matéria, meses antes da MP 627/13 – que impactava nas regras de tributação do lucro das multinacionais no exterior e da qual o Senador Romero Jucá era relator-revisor – ser aprovada pelo Congresso, houve troca de e-mail´s entre o gabinete do senador e o presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Johhanpeter, contendo trechos para serem incluídos na medida de forma a atender os interesses da empresa.

A Folha de São Paulo confirmou que o parágrafo acrescido pelo consultor jurídico da Gerdau consta na versão final do texto da lei.

Para a PF, o material “indica possíveis práticas de negociação ilegal de medidas provisórias […], tendo como contraprestação doações eleitorais”.

Ainda de acordo com a publicação, o relatório policial salienta que só um dos braços do grupo Gerdau doou R$ 27,3 milhões a partidos políticos em 2014, “destacando-se como maiores recebedores, nessa ordem, PSDB, PT, PSB e PMDB”.

Leia também:

Crente em Janaina Paschoal ataca duas vezes a sede do PT

O post Ivan Valente quer que Jucá explique como Gerdau emplacou parágrafo em medida provisória apareceu primeiro em Viomundo – O que você não vê na mídia.

Publicação de: Viomundo