17h45, hora de Lula Livre

Último Boa Noite da Vigília Lula Livre foi entoado na presença do ex-presidente Lula nesta sexta-feira, 08 de novembro, em Curitiba

por Paula Zarth Padilha (texto) e Joka Madruga (foto),  no Terra Sem Males

Milhares de pessoas lotavam as duas ruas que dividem a Vigília Lula Livre com a sede da Polícia Federal, em Curitiba, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva percorreu um corredor humano, isolado por coletes vermelhos com o símbolo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, às 17h45 desta sexta-feira, 08 de novembro, em direção a um palco montado às pressas.

Quando chegou ao palco, Lula falou aos brasileiros que sustentaram a Vigília Lula Livre por 580 dias, com manifestações e atos públicos de bom dia, boa tarde e boa noite e sentenciou: “eles queriam matar uma ideia. Mas uma ideia não se prende e não se mata”.

Lula falou em Curitiba por 18 minutos, relatando nome por nome das pessoas que construíram a Vigília. De camisa preta, com voz rouca e acompanhado por milhares de transmissões ao vivo em aparelhos celulares, Lula apresentou sua filha Lurian, seu neto Thiago e sua namorada Janja e saudou Fernando Haddad.

O alvará de soltura foi protocolado no fim da manhã pelos advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira. Eles foram até a sede da Justiça Federal e só saíram de lá em direção à vigília com a decisão judicial. Enquanto os apoiadores se aglomeravam ao redor da sede da Polícia Federal e dividiam espaço com dezenas de jornalistas de todo o país, os defensores do ex-presidente aguardavam o documento. Pessoas choravam, se abraçavam, cantavam e se espremiam para ver, mais uma vez, o ex-presidente.

Após discursar, agradecer a vigília, e falar sobre os planos de percorrer o Brasil, Lula segue ainda nesta sexta-feira para São Bernardo do Campo (SP), onde fará seu pronunciamento oficial no início da tarde deste sábado, 9 de novembro, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, onde começou sua história.

A Vigília Lula Livre foi encerrada, com seu último Boa Noite, na presença de Lula, mas ainda haverá algumas atividades neste final de semana.

Confira na íntegra a nota da Vigília Lula Livre:

Curitiba, 9 de novembro de 2019

Lutadoras e lutadores do povo:

A vigília Lula Livre amanhece após a sua vitória de dimensões históricas com a liberdade do presidente Lula, e informa que:

Na manhã de hoje, sábado, 9h, faremos mutirão de limpeza no bairro e agradecimento aos moradores.

Boa parte da militância estará se deslocando para o discurso histórico de São Bernardo, em SP.

Mantemos no dia 10, domingo, nosso ato interreligioso, como agradecimento à graça e ao esforço único de tantas entidades de fé, tanto envolvimento de matrizes religiosas as mais diversas. A concentração é às 17h na Vigília.

O futuro, e os desdobramentos desse espaço único de resistência, será debatido com calma e tempo entre as entidades e lideranças que a construíram.

Pátria Livre, Venceremos!

Lula inocente!

Publicação de: Viomundo