Companheiras e companheiros,

Todos devem ter notado que nas últimas semanas o Blog da Cidadania reduziu o ritmo de postagens. Tudo se deveu a um processo de reestruturação que visa aprimorar o nosso trabalho.

Apenas duas pessoas – Eduardo Guimarães e um ex-assistente – estava respondendo por cerca de 400 postagens por mês e, no mínimo, 30 vídeos – sendo que cada vídeo precisa de pelo menos quatro horas para ser roteirizado, gravado, editado, publicado e divulgado.

Com isso, vários aspectos do Blog tiveram que ser colocados em modo básico de administração de forma a sobrar tempo para a edição do site. Entre eles, os comentários.

O Blog da Cidadania foi, por muitos anos, um dos Blogs mais comentados da internet e, muitas vezes, chegou a ser o mais comentado. Porém, a interlocução do editor desta página, Eduardo Guimarães, com os leitores foi se tornando bastante complicada, pois, antes da reformulação e modernização do Blog, aqui se publicava, tão-somente, cerca de 25 posts por mês.

O conteúdo, em 2018, cresceu quase dez vezes, sem falar nos vídeos, que são o trabalho à parte, muitas vezes mais técnico e trabalhoso. O resultado foi excelente. Em 2018, a audiência cresceu 400% e o canal do YouTube do Blog da Cidadania tem hoje quase 120 mil inscritos em cerca de 8 meses de trabalho intensivo.

Agora, estramos em uma nova fase. A partir de agora teremos a volta das “últimas notícias”, com a visão do Blog sobre o noticiário tanto da grande mídia quanto da mídia alternativa. Aos poucos, queremos incluir articulistas fixos e eventuais nas edições.

As eleições de 2018 obrigaram o Blog da Cidadania a se reestruturar de forma a ter “pernas” para cobrir a eleição mais importante, intensa, violenta e dramática desde a redemocratização. A isso se deveu a redução de matérias nesta página durante as últimas semanas. A partir de agora, o site dá início à cobertura das eleições 2018

Dessa forma, a partir de agora teremos a volta da publicação completa de “últimas notícias”, sistema de newsletter e notificações. Sugerimos aos leitores que acionem o sininho vermelho no canto inferior direito da página para receberem nossas notificações, pois aqui será abordado só o que realmente interessa hoje na política brasileira, pois há muito a ler, atualmente.

Agradecemos o apoio dos contentes e o interesse dos descontentes com a nossa linha editorial sempre coerente com princípios que Eduardo Guimarães, o editor, idealizou e abraçou no já distante 2005, quando decidiu se tornar blogueiro e ativista político. Aqui estaremos sempre do lado que julgarmos certo.

Teremos ajuda de novos colaboradores na parte técnica, como jornalista e editor. Com isso, também cuidaremos da checagem de fatos, já que vem por aí uma armadilha preparada pelo sistema golpista para atacar a mídia alternativa e progressista, de centro-esquerda.

Contamos com a colaboração voluntária de cada leitor de forma a apoiar com a sua audiência e, se possível, com doações (vide a barra de editorias acima para saber como nos apoiar) a este instrumento de democracia que, em 2018, não se furtará à luta que trava a já quase 14 anos e que pretende manter viva até que seja necessária.

O novo ciclo se inicia a partir desta sexta-feira, 13 de julho de 2018.

Um abraço a todas e todos

Eduardo Guimarães

O post Reestruturação do Blog da Cidadania apareceu primeiro em Blog da Cidadania.

Publicação de: Blog da Cidadania